Bombas plásticas ou metálicas? Qual é o material mais adequado para a sua aplicação?
Bombas plásticas ou metálicas? Qual é o material mais adequado para a sua aplicação?
Devido à sua versatilidade, as bombas de duplo diafragma (também chamadas de bombas pneumáticas de duplo diafragma-BPDD) são uma excelente solução para diversas aplicações industriais. No entanto, é fundamental estar atento à escolha correta dos materiais para assegurar a produtividade da fábrica e as condições de segurança ambiental. Para fazer a escolha certa, é muito importante consultar o guia de compatibilidade química que a Mega Flux (MF) disponibiliza. Isso permitirá que você verifique se o material escolhido para a sua bomba é quimicamente compatível com o fluido a ser transferido.
Bombas Metálicas: características e aplicações
As bombas metálicas são caracterizadas por seu excelente desempenho em termos de robustez e durabilidade, tornando-as uma ótima escolha para aplicações, por exemplo, nas indústrias de óleo & gás e química, dentre outras. As bombas de metal podem ser construídas nos seguintes materiais:
- Bombas de aço inoxidável 316: além das aplicações gerais este material é frequentemente utilizado também para a construção de bombas sanitárias especificamente concebidas para aplicações alimentares, de bebidas e de cuidados pessoais.
- Bombas de alumínio: um material muito durável e, ao mesmo tempo econômico que pode ser usado no setor industrial.
As bombas BPDD metálicas são uma solução ideal para lidar com líquidos abrasivos e com presença de sólidos muito alta, por exemplo, lodos. Também é possível utilizar este tipo de bomba quando a instalação exige que a bomba seja aterrada. Nesse caso, as bombas metálicas são compatíveis com ATEX (Zona 2) e podem ser usadas em ambientes potencialmente explosivos (Zona 2). Versão de construção especial permite que possam ser utilizadas em Zona 1 (consulte a nossa Engenharia). As bombas BPDD metálicas têm boa resistência a mudanças de temperatura e, portanto, também são ideais para uso externo.
Bombas Plásticas: características e aplicações
As bombas BPDD plásticas fornecem um alto grau de compatibilidade química, são facilmente transportáveis e algumas são mais econômicas do que algumas opções de bombas metálicas. Dentre as aplicações para bombas de plástico estão a indústria de tratamento de água, a indústria de tintas e vernizes, a indústria automotiva e a indústria química.
- Bombas de polipropileno: ideais para lidar com produtos químicos agressivos.
- Bombas de PVDF: adequadas para uso em aplicações que lidam com fluidos muito corrosivos e agressivos.
Ao contrário das bombas metálicas, as bombas BPDD plásticas são menos propensas a serem usadas em ambientes externos devido à maior incidência da temperatura, por exemplo, devido à radiação ultravioleta.
Para obter maiores informações, entre em contato com nossa equipe de Engenharia de Vendas, que certamente lhes fará recomendações oportunas e precisas sobre as diferentes configurações/opções adequadas para atender às necessidades de bombeamento do seu setor produtivo. Será um prazer atendê-los através de nossos canais disponíveis E-mail ou WhatsApp.
Postado em: 16/02/2023.