Horario de Atendimento das 8:00h as 17:30h

(11) 5081-8540 (11) 9 4705-4600 contato@megaflux.net

Bombeamento de fluidos viscosos com Bombas Pneumáticas de Duplo Diafragma (BPDD)

Bombeamento de fluidos viscosos com Bombas Pneumáticas de Duplo Diafragma (BPDD)

Uma pergunta muito comum feita por usuários de bombas pneumáticas de duplo diafragma (BPDD) é a seguinte: qual é a viscosidade máxima que um fluido que pode ser transferido pela bomba?

A resposta está também no sistema de tubulação ao qual a bomba está conectada tanto quanto nas características técnicas da própria bomba. Entretanto, algumas técnicas podem ser empregadas para “estimar” os fatores que afetam as vazões em sistemas de bombeamento com BPDD com fluidos de alta viscosidade. As perguntas que precisam ser respondidas para determinar se uma aplicação atende aos requisitos necessários para lidar com fluidos de alta viscosidade são as seguintes.

1. A BPDD pode succionar fluido viscoso na vazão desejada?


A resposta a esta pergunta pode ser encontrada comparando a capacidade de sucção a seco da bomba em relação à perda de carga da linha de sucção. Portanto, é necessário avaliar se a capacidade de sucção a seco da bomba é superior à perda de carga da linha de sucção na vazão desejada.

Para determinar se a bomba pode aspirar o fluido a ser transferido, é necessário calcular a perda na linha de sucção para a vazão desejada. O diâmetro da tubulação (ou mangueira) e a vazão afetam muito a perda da linha. Muitas vezes é necessário aumentar o diâmetro da linha de sucção para compensar (reduzir) a perda. De fato, uma BPDD não pode operar em sistemas onde a perda da linha de sucção exceda a capacidade de sucção da bomba. Para atender a vazão desejada, o diâmetro da linha de sucção deve ser aumentado para reduzir a perda da linha de sucção dentro das capacidades operacionais da BPDD.

2. A BPDD pode exceder a altura manométrica total do sistema?


Se a pressão do ar de alimentação exceder a altura manométrica do sistema então o fluido pode ser transferido. Para a longevidade das BPDD, os sistemas devem operar dentro da faixa média de capacidade das bombas.

Para calcular a altura manométrica do sistema é necessário determinar a carga estática total e a perda de carga da linha por atrito. Se a perda de carga por atrito na linha exceder a pressão máxima de operação da bomba é necessário aumentar o diâmetro da linha de descarga para reduzir as perdas a um nível dentro da faixa de operação da bomba AODD.

3. A escolha da bomba com base nas características do sistema


A Mega Flux disponibiliza para cada produto a documentação que inclui as curvas de correção de viscosidade. Estes resumem as perdas por atrito que ocorrem quando um fluido viscoso passa pela bomba.

Após considerar a perda da linha de sucção e a altura manométrica do sistema, é necessário considerar as perdas que ocorrem durante a passagem do fluido no interior da bomba. As curvas de correção de viscosidade podem auxiliar nesse sentido, pois mostram claramente a diminuição da vazão da bomba em função do aumento da viscosidade do fluido. A escolha da bomba deve, portanto, considerar o tipo de fluido a ser transferido, sua viscosidade e as perdas por atrito dentro do sistema.

Conclusões

A Mega Flux projeta e fabrica bombas pneumáticas de duplo diafragma (BPDD) adequadas a qualquer necessidade operacional e ambiental. Através das Folhas de Dados fornecemos todas as informações e dados técnicos relativos ao desempenho das bombas produzidas para facilitar a escolha da mais adequada para cada processo em termos de compatibilidade química e viscosidade do fluido. Consulte nosso site Mega Flux sobre as BPDD que melhor se adaptam às suas necessidades ou contate nosso Departamento de Engenharia de Vendas, certamente teremos imenso prazer em atendê-los!

Postado em: 26/07/2022.


Compartilhar está notícia: